• Emanuela Rainho

Dicas para ter sucesso usando as estratégias de Inbound MKT no segmento da Saúde

Inbound Marketing é um mix de comunicação que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa ou de um especialista de uma determinada área. É o contrário do marketing tradicional, que se baseia no relacionamento com o consumidor através de propagandas e interrupções. Além do custo ser mais baixo do que o marketing tradicional, você consegue saber exatamente o que o seu cliente deseja.

Este novo termo surgiu em 2009, e de lá para cá, o Inbound Marketing está cada vez mais conhecido e as empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

Hoje em dia não adianta gastar milhões de reais com propagandas de TV se não souber resolver os problemas das pessoas e estar presente na internet. Atualmente, as pessoas estão em busca de empresas que resolvam os problemas delas, esclarecendo dúvidas e melhor conveniência.

Quando não temos um médico especialista de uma área, atualmente, pedimos indicação por um amigo ou buscamos na internet. E, é por isso, que muitos profissionais e serviços relacionados à área da saúde têm investido cada vez mais em Inbound Marketing. As estratégias online aproximam os profissionais da saúde, clínicas e laboratórios das pessoas que procuram e precisam de assistência em saúde. E, usando as ferramentas certas do Inbound Marketing, é possível promover esse encontro de maneira assertiva.

Para um bom Inbound MKT é importante entender cada etapa do funil de vendas e criar conteúdo para cada fase. O Funil de vendas é composto por três etapas: Topo do Funil (descoberta), Meio (Intenção) e Final (Vendas).

Envio abaixo a imagem de modelo de estratégias para cada etapa do funil, sendo que Atrair o cliente é o topo do funil, Converter e Relacionar o meio e vender é o fundo do funil. Após de conquistar um cliente ou paciente é importante criar estratégia de retenção para que o mesmo fique fidelizado e indique o seu trabalho. Etapas para começar a criar um Inbound MKT A estratégia de Inbound MKT é definida em três passos: Planejamento, Execução e Mensuração. Explico abaixo cada uma dessas fases:

Primeiro: Planejamento

A aplicação do Inbound Marketing na área da saúde visa obter resultados satisfatórios, mas só é eficaz se você planejar e traçar um objetivo.

Primeiro você precisa responder algumas perguntas: Por que que eu estou fazendo Inbound MKT? Para quem que eu quero comunicar? Como vou alcançar este conteúdo, qual site? Rede social? Frequência?

No planejamento é importante definir o seu objetivo. Por exemplo, o que seu consultório ou clínica médica está precisando conseguir e/ou melhorar? Aumentar o número de atendimentos, elevar os índices de satisfação do paciente, consolidar um relacionamento.

Dentro do planejamento é importante definir a sua Persona que você quer atingir, ou seja o paciente que você quer comunicar

Você precisa saber com quem quer se comunicar, ou seja, definir quem é seu público. Nenhuma comunicação é eficaz se não souber para quem ela é dirigida.

Pense em qual é o perfil do paciente que você tem e/ou quer ter. Visualize essa(s) pessoa(s), dê nome(s) para ela(s). Tente torná-la o mais real possível. Quanto melhor você conhecê-la, mais eficaz será a comunicação com ela.

Segundo: Execução, criação do conteúdo

Antes de começar a criar o conteúdo na área de saúde é importante conhecer o Código de Ética da sua profissão, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), no caso dos médicos, ou o Conselho da sua profissão da saúde, que permite e proíbe em termos de divulgação.

Hoje as pessoas buscam entender o que pode estar acontecendo com elas fazendo, primeiro, uma pesquisa na internet. Ofereça a elas as informações que buscam em um texto publicado no seu site, de um jeito que a busca online as faça encontrar a sua página na web. O uso das palavras-chaves certas e das técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), é o que permite a você o lugar de destaque na busca. Procure escolher as palavras certas para que a busca seja eficaz para o seu site.

Mantenha atualizado no seu mercado e ao escrever sobre um determinado assunto, pense que você vai falar para um público leigo, as informações precisam ser bem explicativas.

O sucesso das estratégias indispensáveis do Inbound Marketing dependem do conhecimento de alguns conceitos e de algumas definições que, inclusive, fazem parte e servem para direcionar o planejamento.

Na web, a leitura é mais dinâmica, o suporte da tela do conteúdo tem que ser flexível para vários formatos. Coloque elementos interativos no seu texto como imagens e vídeos.

É importante sempre anotar as idéias: tenha uma agenda e crie uma rotina de estudo.

Terceiro: Mensurar Resultados

Após a criação do conteúdo e divulgar em suas redes, é hora de saber se sua estratégia está funcionando. É o momento de mensurar os resultados. Você pode fazer isso por meio de uma pesquisa de satisfação ou do cálculo do ROI (sigla em inglês que significa Return On Investiment ou Retorno sobre Investimento).

A pesquisa serve para avaliar a satisfação do paciente em relação aos serviços prestados por você. Já a análise do ROI aponta se as estratégias adotadas estão surtindo efeito financeiro ou não. Ambos indicam onde é necessário fazer ajustes.

O ideal é avaliar mensalmente os resultados a fundo e, trimestralmente, reavalie seu planejamento de Inbound Marketing para colocar em prática as modificações que a mensuração dos resultados podem ter apontado como relevantes para atingir seu objetivo.

É importante perceber o que parece não estar funcionando e incluir novas ações que talvez até agora você não utilizou para reiniciar o ciclo.

Para fazer um bom Inbound MKT é preciso ter um planejamento com objetivos e personas bem definidas, saber documentar tudo para mensurar os resultados de cada conteúdo publicado e divulgar conteúdos relevantes para cada cliente da etapa do funil de vendas.

O que você achou dessas dicas? Compartilhe comigo a sua opinião.

Referência bibliográfica: resultadosdigitais.com.br; https://esaudemarketing.com.br/servicos/inbound-marketing/; http://saudebusiness.com/como-fazer-marketing-para-area-da-saude/; http://blog.iclinic.com.br/inbound-marketing-na-area-da-saude/; https://rockcontent.com/marketing-de-conteudo/

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