• Helen Mazarakis

Triple Aim e Quadruple Aim – Sabe o que tem a ver com o futuro do seu negócio em saúde?

Atualizado: Jun 8

Apesar de pouco disseminadas, as abordagens do Triple e do Quadruple Aim já vêm impactando os novos modelos de gestão populacional e o mercado de saúde há anos. Políticas vêm sendo criadas e amparadas em seus conceitos e novos formatos de atuação e aperfeiçoamento começam a emergir da consciência de que em saúde a atuação precisa ser sistêmica, onde os atores se relacionam em ecossistema e que cada ação é ressonante. Definitivamente, não fazemos mais nada sem visualizar os reflexos e os impactos de maneira rápida!


Há pouco mais de 10 anos, o Institute of Healthcare Improvement (IHI), trouxe à tona o que chamou de Triple Aim, uma estratégia que visa melhorar a saúde levando em consideração três aspectos para a sustentabilidade do setor: a importância do engajamento dos pacientes na trilha de cuidado, a necessidade de olhar para gestão populacional como um todo e a racionalização dos custos per capita. Em 2015, o Professor Lucian Leape, da Faculdade de Saúde Pública da Harvard, e sua equipe, propôs uma atualização à proposição do IHI, incentivando a adoção de um quarto pilar, cujo objetivo englobaria o engajamento e bem-estar da equipe de saúde, os provedores dos serviços em saúde.


A proposição de atualização ganhou força com o avanço dos índices de burnout e doenças emocionais e psíquicas entre essa população especificamente.


Apesar de parecer um tema acadêmico e teórico, tais abordagens compõem e embasam estratégias governamentais de saúde pública, têm feito com que grandes players do segmento de saúde revejam seus processos, definindo indicadores capazes de acender as luzes vermelhas, além de estarem norteando novos modelos de remuneração baseados em valor.


É esse arcabouço teórico que vem redefinindo o modelo de remuneração pensado em 1930, nos EUA, que também é aplicado no Brasil, que baseia a remuneração no volume de procedimentos, também conhecido como fee for service. São esses os conceitos que vêm desafiando o mercado de prestação de serviços médicos a reinventarem seus negócios de maneira sustentável e inovadora.


Quer saber mais? Acesse os links abaixo:

http://www.ihi.org/Topics/TripleAim/Pages/default.aspx

http://www.ihi.org/communities/blogs/the-triple-aim-or-the-quadruple-aim-four-points-to-help-set-your-strategy



A UXMed nasceu com a certeza de que a relação médico-paciente é a ponta imutável dentro desse ecossistema. Daí a oportunidade e a necessidade dos médicos e prestadores assumirem seu papel protagonista nesse processo de mudança da cadeia de saúde. Que saber mais? Acesse: www.uxmed.com.br


#uxmed #gestãodesaúde #userexperience #relaçãomédicopaciente

© 2023 por Boost360. Criado orgulhosamente com Wix.com